3CS DA CONTRATAÇÃO IDEAL

3cs da concentracao idealSobre o assunto de hoje, primeiramente quero adiantar a todos que eu não sou psicólogo e nem tanto um especialista em recrutamento e seleção, sou apenas um “curioso” e estudante no assunto.

Entendo que dentro do contexto gestão empresarial e em nível gerencial e diretivo, a “missão de recrutar certo” passou também a ser uma habilidade reconhecida e amplamente requisitada pelas empresas e mercado, assim eu quero fazer a minha contribução sobre este assunto com o que eu chamaria de 3C´s da Contratação Ideal.

A tarefa de contratar (partindo do pressuposto que alguns itens de praxe já foram superados, tais como: mapeamento de competências-chave para o cargo em questão, aplicação de testes de avaliação psicométricas e afins, dinâmicas, entrevistas individuais e em grupo e ferramentas, avaliações técnicas e etc.) não é uma tarefa tão fácil assim.

E por gostar muito de focar na essência das coisas, entendo a proposta dos 3C´s da contratação ideal – possa servir para 90% das empresas do mercado atual, então vamos lá:

1-CARÁTER

Sem discorrer filosóficamente sobre este conceito, eu entendo que nos dias de hoje, dias competitivos e de acirrada pressão e busca desenfreada por resultados, ter CARÁTER é fundamental para manter suas convicções (e da empresa que todo profissional representa) e fazer o que é certo, e atingir o resultado do modo correto, mesmo quando todos dizem o contrário. Ter caráter, analogamente, é o que Jack Welch chamou de “estofo” pra aguentar os confrontos do mundo corporativo.

2-CÉREBRO

Veja que aqui eu não estou falando de QI superdotado ou inteligência “Einstein-ana, eu estou apenas me referindo a capacidade de aprendizado que todos nós temos e muitas vezes encontra-se encostada por puro comodismo. As empresas e o mercado demandam desesperadamente por isto: pessoas com cérebro, que pensam, que refletem, que questionam, que analisam, que contrapõem pontos de vistas, que agregam por pensar, que se inspiram pelas idéias a sua volta e com elas, criam novas idéias. Então, que me desculpem os críticos de plantão, mas CÉREBRO está em falta no mercado de trabalho, e num negócio – sem cérebro não há resultado!

3-COMPROMISSO

Muito já se falou e ainda se fala sobre compromisso. Do meu ponto de vista o compromisso é a materialização dos 2 itens citados anteriormente na forma de esforços que vão além do que é comum, que superam a mediocridade dos que já se acostumaram a fazer o básico. Todo “compromissado” de verdade, sabe que precisa imprimir energia – coragem e força além do normal naquilo que estão envolvidos para que, novamente, o resultado seja atingido.

Compromisso também exige: Caráter e Cérebro!

Agora a pergunta que talvez muitos se façam neste momento é: OK, mas como identificar isto num processo de contratação???

Simples: faça perguntas certas, questionamentos que saiam da normalidade, faça indagações capazes de “tirar o chão” do entrevistado a sua frente e neste momento você verá, de forma cristalina, se este profissional possui os 3C´s que correspondem a uma contratação ideal e que gerará resultados saudáveis em qualquer negócio.

Por fim, lembre-se: a superação desta etapa não é o fim, mas SIM o início de um amplo processo de treinamento, desenvolvimento, apoio, “coaching” e cobrança construtiva que reforcem ainda mais estas 3 importantes “características” das pessoas de sucesso.

Fonte: 3Cs da concentração ideal

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