MÉTODO DE VENDAS

metodo de vendasAntes de falar da importância de adotar um método de vendas, vamos reforçar o significado da palavra método. Assim define nosso dicionário: Processo racional para chegar a determinado fim. Obra que contém disposta numa ordem de progressão lógica os principais elementos de uma ciência, de uma arte. Ordem ou sistema que se segue no estudo ou no ensino de qualquer disciplina. Maneira de dizer, de fazer, de ensinar uma coisa, segundo certos princípios e em determinada ordem.

Analisando estas definições percebemos que o intuito de um método é dar diretriz, caminho, norteamento. Fazer com que o aluno de qualquer disciplina sinta-se seguro na evolução de seu aprendizado. Entretanto, quando falamos do método de vendas, existem alguns paradigmas que precisam ser quebrados. Por exemplo, um vendedor que diz: “Eu sempre vendi do meu jeito, sem nenhum método, e sempre deu certo!” Que ele sempre vendeu do seu jeito e deu certo, eu concordo. Mas sem método? Jamais! Por mais que um vendedor bem sucedido siga sua própria forma ou maneira para encantar o cliente e finalizar suas vendas, convenhamos, ele tem o seu próprio método.

Experimente conversar com estes vendedores bem sucedidos. Ao explicar seus “cases” de sucesso, sua forma de agir, sua maneira de atuar, seus procedimentos, fica claro que seguem um passo a passo bem similar. Claro, cada um com seu estilo, com seu “toque”, com seu “tempero”, mas sempre seguem um passo a passo (método de fazer). E é justamente por isso que conseguem melhores resultados, pois aplicam suas técnicas e as aprimoram a cada atendimento.

Em conversa com “milhares” destes vendedores campeões, percebemos que eles adotam e são fiéis aos métodos, porém odeiam o engessamento do mesmo. E é justamente este paradigma que precisa ser quebrado. O método não deve ser engessado e sim praticado de acordo com o momento da venda e principalmente do cliente em questão.

Adotar um método, além de ser a principal arma dos vendedores campeões, é uma questão de seriedade no exercício da profissão de vendedor e de respeito aos nossos clientes, que necessitam de profissionais preparados, atualizados e dispostos a servi-los com total excelência.

“Ter um método é imprescindível para o exercício de qualquer profissão, principalmente nos dias atuais.”

Fonte: Método de Vendas

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