E DE REPENTE O MUNDO ACORDOU COACH, CONSULTOR, MENTOR…

E-DE-REPENTE-O-MUNDO-ACORDOU-COACH,-CONSULTOR,-MENTOR-BLOG-DO-LIDER-TREINADOR

Mais do que uma crítica construtiva, peço gentilmente que você veja este artigo como uma oportunidade de reflexão – principalmente se você for um dos muitos profissionais que tem se lançado no mercado como coach, consultor, mentor e afins.

As minhas observações hoje sobre o tema provocativo acima é simples: será que todo mundo que diz SER algo no meio profissional É realmente o que diz ser e, principalmente tem a capacidade de ENTREGAR o que promete? 

Entendo que todo profissional que faz parte de certa categoria profissional, deve estar apto para atuar nela – algo que vai contra qualquer “aventura profissional” que beire ao amadorismo ou certas coisas que tenho visto com muito espanto:

  1. Trabalhei tanto tempo numa empresa do segmento tal, ao sair dela – torno-me consultor no segmento???
  2. Fiz uma formação técnica qualquer, ao sair dela – torno-me especialista no assunto???
  3. Li um bom livro sobre um assunto específico, ao terminá-lo – torno-me um profissional da área???

Eu quero deixar claro que respeito o fato de que cada um é livre e responsável por aquilo que afirma ser, fazer e que promete entregar, os resultados sempre falam por si!

Também acredito que há espaço e oportunidades para todos, apesar de nem todos enxergarem o mercado desta forma, pois se todos que atuam como profissionais das diversas áreas de DHO – Desenvolvimento Humano e Organizacional tivessem uma mentalidade mais “coopetitiva” e menos competitiva, acho que todo mundo ganharia muito mais: clientes, parceiros, prestadores de serviço e todo o mercado.

Bom, mas o que estou falando aqui é de qualificação e habilitação profissional… simples assim! 

Uma das coisas que eu tenho feito fortemente e sistematicamente nos últimos quase 18 anos, é investir fortemente em minha educação profissional com especializações, pós graduações, cursos técnicos de curta e média duração, atualizações e certificações continuadas em tecnologias de aprendizado específicas e inovadoras, busquei também instituições nacionais e internacionais de formação técnica e educacional, mas sempre fiz isto mesclando conhecimento com a prática, pois sem isto qualquer titulação torna-se meramente um pedaço de papel pendurado na parede.

Os títulos, todos eles são importantes e possuem cada qual o seu valor, porém por si só eles não nos tornam profissionais capazes de realizar contribuições significativas, eles não nos habilitam a sermos instrumentos de transformação na vida das empresas e das pessoas!

Segundo o assessment do Gallup, uma das ferramentas de autoconhecimento tão boas e assertivas quanto também é por exemplo o Perfil Caliper, ambos instrumentos que revelam motivadores, potenciais e talentos – eu há muito tempo atrás descobri o que de certa forma eu já suspeitava: eu sou do tipo de pessoa estudiosa ou seja, aquele indivíduo que é motivado muito mais pelo caminho do aprendizado do que pelo resultado final em si – aprender e realizar é uma das minhas grandes motivações.

  • Como Consultor: eu tenho atuado por mais de 16 anos na área de consultoria do segmento de T&D em Vendas e Liderança do mercado – passando pelas melhores que existem no mercado – sempre como consultor, trainer, coordenador de projetos, criador de programas de T&D e assumindo o desafio de coordenador, gestor e diretor de áreas, sendo um dos poucos consultores do mercado que fizeram uma especialização em consultoria empresarial.
  • Como Trainer: ainda na carreira de consultor, eu já ministrei no Brasil e na Europa, e ainda hoje ministro, treinamentos e programas de formação e desenvolvimento para equipes comerciais e lideranças, e sempre que posso também dou aulas para cursos de especialização e pós-graduação como professor convidado.
  • Como Business Coach: eu tive contato com o coaching em meados de 2004/2005 e tendo a primeira formação em 2006/2007, realizada internamente pela consultoria da qual fazia e no método do Coaching Integrado da ICI, posteriormente também cursei métodos como o The Coaching Clinic da Coach U e Coaching e Mentoring da Holomentoring ISORe pude também atender muitos profissionais, executivos e gestores de empresas dos mais variados segmentos de mercado. E recentemente fiz uma formação em Mentoria Estratégica para refinar este olhar no processo de apoio ao autodesenvolvimento de meus clientes.
  • Como Action Learning Coach: conheci a metodologia Action Learning em 2011 numa consultoria americana especializada em assessment – na qual era diretor de vendas e marketing – e logo em 2013 eu busquei formação em um dos maiores institutos do assunto conhecido como WIAL – World Institute for Action Learning vindo após isto a ser um dos três primeiros CALC – Certified Action Learning Coaches habilitados para atuar no assunto no Brasil.
  • Como Acadêmico/especialista: iniciei a minha vida profissional como Técnico em Administração de Empresas, cursei Economia, graduei em Administração na área de Tecnologia em Marketing de Varejo (numa época em que o assunto era ojerizado pelo mercado profissional), fiz Pós graduação em Gestão Educacional e Especializações nacionais e internacional em: Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Consultoria Empresarial, Tecnologia da Informação em E-Business, Action Learning Coaching e outras já citadas aqui.

Assim, se hoje eu atuo como Consultor, Trainer, Business Coach e Action Learning Coach e ofereço tais serviços – o faço porque investi tempo de estudo e prática em tais assuntos, e continuamente tenho me forçado a estudar, pesquisar e me atualizar para proporcionar aos meus clientes – sempre o melhor da minha contribuição, e confesso que ainda tenho muito a aprender!

Saber e não fazer, ainda não é saber“(Lao-Tsé)

Concluindo esta reflexão, eu não tenho dúvidas que a prática diligente, o estudo continuado e a vivência reflexiva são capazes de consolidar e ampliar determinado área de aprendizado. Então o meu conselho “de grátis” hoje é: vá praticar e vivenciar o que você tem aprendido primeiro, antes de fazer outro curso/formação ou se lançar como um especialista naquilo que você ainda está aprendendo…

Pense nisto e evolua com humildade na sua carreira de Consultor, Trainer, Coach, Mentor ou outra especialidade que lhe motiva pessoalmente e profissionalmente nesta vasta e encantadora área de DHO.

Abraço, a boa sorte e até mais!

Faça seu Comentário