COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DO LÍDER SÉC. XXI


De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Dra. Sunnie Giles em parceria com a Harvard Business Review junto a mais de 195 líderes globais em mais de 15 países e em mais de 30 organizações, descobriu-se algumas competências-chaves marcantes requeridas para as lideranças do século XXI:

1) Capacidade de criar um ambiente forte e seguro…
As atuais lideranças serão capazes de fazer isto se investirem o seu tempo, esforços e foco em criar um ambiente seguro, verdadeiro – onde tudo seja tratado e feito de forma justa.

As pessoas de uma empresa geralmente esperam que suas lideranças neste sentido:

67% adotem padrões morais elevados;
59% comuniquem com clareza as suas expectativas;

2) Capacidade de estimular a auto-organização e gestão das equipes…
Este outro ponto da pesquisa refletiu a capacidade das lideranças estimularem e moldarem em seus times uma visão elevada de gestão e trabalho cooperado diligente, resultando em mais produtividade, proatividade e senso de realização, resultado.

Em geral os times de trabalho esperam que suas lideranças:

59% provejam objetivos claros e desafiadores;

3) Capacidade de criar um ambiente de aprendizado eficiente…
Um aspecto interessante e desafiador para as lideranças do século XXI é a necessidade de cada liderança empenhar também em estar aberta a novas ideias e atuar com um satisfatório grau de flexibilidade em função de criar e estimular uma organização que aprende continuamente.

As equipes também possuem expectativas positivas caso suas lideranças:

52% forem capazes de atuar com flexibilidade para mudar de opinião;
39% agirem abertos para novas ideias;
37% proverem um ambiente seguro e capaz de estimular a inovação e apoiar os erros honestos advindos do processo de aprendizado;

4) Capacidade de nutrir um crescimento sustentável para as pessoas e ao negócio…
A pesquisa também revelou que as equipes esperam certo grau de apoio e comprometimento de suas lideranças com o processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, reforçando isto através de uma troca madura de ideias, apoio e conhecimentos.

A maioria dos grupos de colaboradores desejam que suas lideranças:

43% estejam comprometidos em prover treinamento contínuo as equipes;
38% apoiem o crescimento e desenvolvimento das lideranças do negócio;

5) Capacidade de criar conexão e espírito de pertencimento entre as pessoas no negócio…

Por fim, também foi revelado neste estudo o que todos de certa forma já sabemos, que em qualquer empresa é importante lembrar que as pessoas são seres sociais e motivam-se e produzem mais quando percebem que pertencem a algo maior do que elas mesmas.

As diferentes equipes de trabalho desejam também que as suas lideranças:

42% exercitem uma comunicação frequente, franca e aberta;
38% criem um espírito de apoio e camaradagem, tenham compreensão diante de sucessos e insucessos do dia a dia.
Os insights acima certamente lhe ajudarão a refletir e a elevar o seu atual nível de liderança e dos líderes do seu negócio, consequentemente isto também impactará em uma equipe melhor e em melhores resultados.

Abraço e até mais!

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