A FORÇA DE CARÁTER…

É comum haver estudos e discussões intermináveis sobre quais são os fatores de sucesso que fazem com que muitas pessoas se destaquem em suas carreiras e profissões ao redor do mundo e ao longo da história.

Em termos de competências técnicas e atitudinais, é muito comum encontrarmos histórias de superação onde a atitude, a força de vontade e o esforço pessoal superaram em muito os aspectos técnicos.

Não estou em nenhum momento descartando a importância dos conhecimentos técnicos, habilidades especiais e formações especialistas de cada área.

O que gostaria de compartilhar neste post é algo que acredito fazer a diferença entre “pessoas e pessoas”, principalmente para aquelas que estão em posições de liderança e que tem a ver com o termo caráter, palavra que etimologicamente quer dizer: firmeza moral, hombridade, dignidade e determinação.

Também não pretendo aqui entrar em questões de julgamento de valor, mas sim fazer contigo uma reflexão sobre a importância dos valores. Pense comigo: porque as equipes seguem,  acreditam, apoiam e juntam-se a determinadas lideranças com tanto fervor por longos períodos? A resposta certamente está na força de caráter!

No sentido mais puro e elevado: ter força de caráter é ser alguém com alto nível de integridade pessoal vista e acreditada pelas pessoas ao redor, não somente em palavras ou discursos elaborados e evangelizadores, mas sim isto tudo acompanhado de ações,  exemplos e comportamentos coerentes diante das mais adversas e difíceis situações.

Infelizmente é muito comum presenciarmos dentro de algumas empresas, pela ótica desta abordagem, muitos líderes com baixo nível de força de caráter ou seja, vemos muitos gestores e líderes falando A e fazendo B, cheios de patologias corporativas, com baixo autoconhecimento e autodesenvolvimento, fazendo e manipulando tudo e todos pela busca insaciável do poder, com zero de inteligência emocional…

Entendo que Força de Caráter é algo que se cristaliza e se consolida de forma contínua e consciente através de inúmeros movimentos pessoais centrados no autodesenvolvimento e que acontecem principalmente no nível da “vitória pessoal”, pois antes de vencer no ambiente externo é importante compreender que é preciso primeiro vencer no ambiente interno: vencer a si mesmo no nível da mente e do coração, criando sinergia e equilíbrio entre o nosso modo de agir, pensar e falar!

Profissionais com Força de Caráter possuem palavra, senso de justiça, coerência e congruência atitudinal, senso de valorização humana, foco na criação coletiva e colaboração, humildade pra aprender e desaprender, coragem pra mudar e evoluir, coragem pra admitir erros, retomar o rumo, e reconhecer e admirar o brilho alheio.

Talvez você pense: isso é teoria e filosofia. Mas eu lhe digo que não!

Pense nos personagens da história mundial, pare e pense naqueles que mudaram o mundo pra melhor e pense também naqueles que quase destruíram o mundo em que vivemos.

O que eles tinham de diferente? Certamente os “bons” tinham elevada Força de Caráter.

Então, motive-se porque isto é algo que está totalmente ao seu alcance e pode mudar sua vida pra sempre.

Abraço e que a “força” esteja contigo!

Faça seu Comentário